quarta-feira, 26 de setembro de 2007

o que fazer se vc é vítima de violência???


Achei essas dicas no site do SOS CORPO, achei q valeria a pena colocar aqui.


Reproduzimos abaixo algumas orientações da OrganizaçãoPanamericana de Saúde para mulheres em situação de violência:

Algumas medidas de segurança pessoal para a mulher que está em situação de violência intrafamiliar/domésticaEstas medidas podem lhe proteger da violência:

1-Fale a respeito da violência que você vem sofrendo para uma pessoa de sua confiança - amiga, parente, vizinha ou conhecida. Este pode ser o primeiro passo para sair da situação violenta.

2-Combine com um/a vizinho/a de sua confiança para que ele/a busque ajuda se ouvir algo anormal ou estranho em sua casa.

3- Se o enfrentamento com seu/sua agressor/a parece inevitável, procure ficar em um cômodo do qual você possa sair com facilidade. Evite a cozinha e os banheiros.

4-Procure manter-se afastada dos lugares onde possa haver armas ou objetos cortantes, como facas, peixeiras, garfos, espetos etc.

5- Identifique quais são as melhores portas, janelas e escadas para sair de sua casa sem risco. Se possível, pratique e experimente suas rotas de fuga.

6- Memorize números telefônicos importantes de pessoas para quem você pode ligar para pedir ajuda em caso de emergência.

7-Estabeleça uma palavra como sinal para usar com seus/suas filhos/as, sua família, amigos/as e vizinhos/as quando você precisar de ajuda de urgência ou quiser que chamem a polícia. Se seus/suas filhos têm idade suficiente, ensine-lhes os números dos telefones de emergência - polícia, bombeiros e SAMU - e como e quando usa-los.

Ninguém tem o direito de lhe bater ou ameaçar

8- Faça uma cópia e guarde em um lugar seguro fora de casa os documentos legais que você considera importantes como, por exemplo: documentos de identificação pessoal, certidões de nascimento de seus/suas filhos/as, documentos de propriedade da casa, certidão de casamento, certificados de vacina, receitas médicas etc.

9- Mantenha também guardado fora de casa, em um lugar seguro ao qual uma pessoa amiga ou parente de sua confiança possa ter acesso, as evidências de agressão que você tenha, tais como: fotos, declarações médicas e dos serviços de saúde, boletins de ocorrência policial.

10- Se possível, deixe também uma cópia de sua casa, roupas para você e suas crianças e um pouco de dinheiro. Se essas coisas estão guardadas fora de sua casa você não terá que regressar depois de ter escapado de uma situação de emergência.

11- Pense na possibilidade de ir a uma casa abrigo, hospital,polícia, igreja ou a qualquer lugar público onde esteja rodeada de gente.

12-Decida com antecedência para onde irá se tiver que abandonar sua casa e faça um plano para chegar a este lugar.

13-Troque as fechaduras e os cadeados das portas se você ficar em casa e seu/sua agressor/a teve que deixar a casa por decisão da justiça ou por comum acordo com você.

14- Lembre-se que você não está sozinha e que os profissionais de saúde podem lhe ajudar.

15- Fale com as agentes comunitárias de saúde, com as enfermeiras e médicas/as e conte-lhes o que você está passando. Pergunte-lhes sobre os serviços que existem em sua cidade para ajuda-la a sair da situação de violência -delegacias, centros de referência, casas-abrigo, grupos de mulheres etc.


Você pode imprimir essas informações e guardar em um lugar seguro e acessível apenas para você. Lembre-se, entretanto, que estas informações poderão ser úteis para outras mulheres, a quem você pode repassá-las se desejar

6 comentários:

Climão Tahiti disse...

Boas dicas.

Realmente muito boas.

Narciso disse...

Gostei do seu blog, pois sai da trivialidade.
Acho que a mulher tem que se manifestar sim. Não deixar que a violência continue a ocorrer. Ela tem que denunciar e lutar por seus direitos.

Sou meio feminista! kkkk

Unknown disse...

Muito boa a iniciativa do blog de vcs parabéns!

B disse...

parabens por fazer esse papel de cidad� � importante para a nossa sociedade.
tens meu apoio.

Anônimo disse...

Excelente dica, parabéns pela iniciativa, alias o Brasil tem muito esse problema de violência doméstica, eu torço para que um dia esse mal acabe.

Todos deveriam seguir essa iniciativa sua.

Arthurius Maximus disse...

É incrível como a violência doméstica vem aumentando. Talvez a inversão de valores que afeta nossa sociedade seja um fator determinante. Afinal, quando você passa a ser valorizado pelo que tem e não pelo que é, se algo dá errado nesse campo seu mundo acaba e sua cabeça junto.